quarta-feira, 13 de junho de 2012

Oficina: Escola, violência e você!! na Escola Carlo Salerio


Oficina: Escola, violência e você na Escola Carlo Salerio


A cada dia nossos alunos vêm mostrando comportamentos agressivos, rebeldes, falta de amor a si mesmo e ao colega. Por isso, resolvi executar esse trabalho com intuito deles refletirem sobre as diversas formas de violência que acontecem atualmente e o que pode ser feito para tentar diminuir esse problema que vem interferindo no processo ensino-aprendizagem.

Os objetivos foram:
Oportunizar que os alunos sejam protagonistas no processo de fortalecimento da paz;
Tornar a educação um meio de diminuir a violência;
Refletir sobre as diversas formas de violência e discutir suas consequências para o mundo;
Proporcionar atividades de pesquisa e discussão para socialização;
Trabalhar em equipe para que eles interagissem, participassem e discutissem a atividade proposta em grupo.

Foram 4 aulas para a execução do trabalho.

No 1º momento mostrei algumas imagens sobre diversos tipos de violência para eles irem identificando a que tipo pertencia aquela violência no sentido de aguçar a imaginação deles e de fazerem participar. Daí eles iam até citando o que viam nas ruas, do que viviam em casa......


 No 2º momento lemos uma mensagem sobre a Violência nas escolas de Marcial Salaverry que está neste link: http://amizadepoesia.wordpress.com/2009/09/02/violencia-nas-escolas/


Depois pedi que usassem os uquinhas para assistirem ao vídeo "Violência das escolas (a violência que rola) neste link aqui:http://www.youtube.com/watch?v=O6Oce6igl_o. Depois de assistirem ao vídeo, dividi a sala em grupos para que cada um ficasse responsável por um tipo de violência como: escolar, física, doméstica, psicológica....

Mas houve um problema na conexão dos UCAs e tivemos que partir para o Laboratório de Informática para dar continuidade ao trabalho!




Discutimos o vídeo sobre o posicionamento dos alunos e do professor e partiram para a pesquisa em grupo, onde cada um pesquisava aquilo que se referia a seu grupo!!!

Após ler alguma coisa sobre o tema de seu grupo, pedi que copiassem em seus cadernos o que era cada tipo de violência, cada qual no seu assunto, as causas e o que podia ser feito para amenizar esse problema, sendo que na próxima aula iríamos socializar a pesquisa em grupo e pedi para fazer uma apresentação em forma de poesia, desenho, história em quadrinhos ou oral mesmo.

Violência, escola e você!!!






 Após a pesquisa e término do horário, pedi que em casa, também ,eles dessem continuidade pesquisando em blogs sobre o assunto e pensando o que eles poderiam fazer para amenizar a violência enquanto protagonistas de uma história enquanto estudantes e seres humanos para na próxima aula compartilharmos sobre o assunto de forma generalizada. Compartilharam o assunto pesquisado em grupo, onde fiquei muito satisfeita com o resultado, pois a maioria dos grupos apresentaram de forma oral, onde todos relataram algo com exemplos, vivências de casa, da escola, da rua em que moram e depois que todos apresentarem, falei sobre a agressão ao espaço escolar que também é um tipo de violência, chamada violência contra o patrimônio, onde eles devem preservar esse espaço para estudar e não danificá-lo.

Consciência e oportunidade são tudo para que eles participem de atividades variadas e saibam como exercer seu papel dentro de uma sociedade capitalista, consumista para que possam enquanto EU-CIDADÃO ser crítico, participativo sabendo exercer seu dever, ter condição e noção de agir quando necessário para amenizar esse mal que assola nosso país não o deixando interferir no processo escolar e familiar.

No dia da apresentação dos grupos sobre seus respectivos temas, pedi-lhes que criassem no Tux Paint um desenho contra a violência e eles me deixaram surpreendida pela criatividade. Aqui vão algumas fotos:











Como têm laptops com defeitos, então alguns tiveram que criar no laboratório de informática:















Esse trabalho foi realizado na 5ª série vespertina.

Publicado por Nadja Nára de Souza Montargil




Nenhum comentário:

Postar um comentário