domingo, 12 de junho de 2011

Crianças e segurança na Internet


Burla, devassa da vida privada e “contos do vigário”… Estes são perigos que espreitam na Internet, mas estão presentes na vida real. Assim como não leva os seus filhos para o parque e deixa-os ficar sozinhos, deve orientá-los para sites educativos, adequados à sua idade.


A Net é uma fonte inesgotável de informação, cria oportunidades para a educação, oferece entretenimento e favorece a comunicação. É com esta mensagem que o site Seguranet (www.seguranet.min-edu.pt), criado pelo Ministério da Educação com o apoio da Comissão Europeia, sensibiliza pais, filhos e professores para uma utilização segura das tecnologias on-line.
Para prevenir situações de risco, os pais devem ajudar os filhos a navegar. Procure conhecer um pouco esta nova tecnologia e falar abertamente sobre o seu uso.
Eis algumas dicas:
  • não dar informação pessoal (nome completo, endereço de casa ou da escola, telefone ou códigos de acesso à Internet);
  • não deixar as crianças sozinhas. Ensine-as a apresentar os ciberamigos, da mesma forma que o fazem para os amigos da vida real;
  • pensar que as pessoas on-line nem sempre são o que parecem, pois podem deturpar a verdadeira identidade;
  • não marcar encontros com alguém conhecido através da Internet (num chat, por exemplo) sem os pais saberem;
  • duvidar de ofertas demasiado boas para ser verdade. Por exemplo, “envia este e-mail a 10 amigos e ganha um iPod”;
  • não abrir endereços de Internet associados a mensagens electrónicas, caso provenham de pessoas ou organizações desconhecidas. Estas ligações podem ativar vírus;
  • nas compras on-line ou em outro tipo de transação com dinheiro, o melhor é ensiná-los a pedir a sua autorização.
O importante é destacar os aspectos positivos da Net. Instalar o computador num local utilizado por todos, como a sala, por exemplo, é também um bom ponto de partida para fazer da Internet uma experiência familiar enriquecedora.


Breve mais dicas de como usar a internet com segurança. Aguardem!

Mariene Leitão- Coord. Pedagógica - Escola Padre Carlo Salerio

Nenhum comentário:

Postar um comentário