"Nossas práticas de leitura-escrita no cotidiano geralmente são baseadas em uma boa intuição, ou seja, tomamos decisões rápidas porque nos baseamos nas experiências anteriores em que utilizamos a escrita.
Escrever é uma atividade importante tanto dentro como fora da escola. A escrita ocorre porque exerce diferentes funções comunicativas e finalidades. Em sala de aula , a prática da escrita deve preparar os alunos para se comunicarem adequadamente nas diferentes funções de trabalho que venha a ocupar, na continuidade dos estudos, no lazer, nas resoluções de problemas do cotidiano, na religião, etc.
O aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita ocorrem parte no cotidiano, no nossso dia a dia, e parte por meio de atividades sistemáticas na escola, com a utilização de reflexões sobre as práticas de nossa cultura e de outras culturas".
Observamos aqui a importância, para o aluno, da sua prática diária no processo da leitura/escrita e para que isso se complete no âmbito escolar, deve haver o envolvimento da família, do meio social. Mas, já que isso não é uma constante, cabe a nós, educadores, procurar desenvolver e insentivar em nossos discentes o gosto pela leitura/escrita.
A Escola Padre Carlo Salério ciente dessa problemática, vem desenvolvendo projetos específicos para o enfrentamento dessas deficiências: nossos alunos não sabem ler, nem escrever. Como contribuição, houve o projeto "Produção e Reescrita de Histórias em Quadrinhos", desenvolvido em 2010, na disciplina Redação e Expressão, sob a orientação do professor Alex Fábio, que definiu a culminância do mesmo como satisfatória, porque perdurou a efetiva participação do alunado.
"Devemos usar ferramentas que sejam conhecidas e interessantes para os nossos alunos".
Escola Padre Carlo Salério (Itabuna-Bahia)
Disciplina: Redação e Expressão
Professor: Alex Fábio
Colaboradora:
http://www.professorafabialima.blogspot.com/
Oi Alex, gostei muito do texto e de saber sobre o Projeto de leitura desenvolvido por você. Parabéns!
ResponderExcluirGizélia
Oi professor. Seu trabalho com leitura faz a diferença no aprendizado dos nossos alunos, principalmente com as histórias em quadrinhos.
ResponderExcluirParabéns!!!
Mariene