sábado, 2 de julho de 2011

LEITURA E ESCRITA: Fórmula mágica para o aprendizado

"Nossas práticas de leitura-escrita no cotidiano geralmente são baseadas em uma boa intuição, ou seja, tomamos decisões rápidas porque nos baseamos nas experiências anteriores em que utilizamos a escrita.

Escrever é uma atividade importante tanto dentro como fora da escola. A escrita ocorre porque exerce diferentes funções  comunicativas e finalidades. Em sala de aula , a prática da escrita deve preparar os alunos para se comunicarem adequadamente nas  diferentes funções de trabalho que venha a ocupar, na continuidade dos estudos, no lazer, nas resoluções de problemas do cotidiano, na religião, etc.

O aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita ocorrem  parte no cotidiano, no nossso dia a dia, e parte por meio de atividades sistemáticas na escola, com a utilização de reflexões sobre as práticas de nossa cultura e de outras culturas".

Observamos aqui a importância, para o aluno, da sua prática diária no processo da leitura/escrita e para que isso se complete no âmbito escolar, deve haver o envolvimento da família, do meio social. Mas, já que isso não é uma constante, cabe a nós, educadores, procurar desenvolver e insentivar em nossos discentes o gosto pela leitura/escrita.

A Escola Padre Carlo Salério ciente dessa problemática, vem desenvolvendo projetos específicos para o enfrentamento dessas deficiências: nossos alunos não sabem ler, nem escrever. Como contribuição, houve o projeto "Produção e Reescrita de Histórias em Quadrinhos", desenvolvido em 2010, na disciplina Redação e Expressão, sob a orientação do professor Alex Fábio, que definiu  a culminância do mesmo como satisfatória, porque perdurou a efetiva participação do alunado.





"Devemos usar ferramentas que sejam conhecidas e interessantes para os nossos alunos".




Escola Padre Carlo Salério (Itabuna-Bahia)
Disciplina: Redação e Expressão
Professor: Alex Fábio


Colaboradora:

http://www.professorafabialima.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Oi Alex, gostei muito do texto e de saber sobre o Projeto de leitura desenvolvido por você. Parabéns!

    Gizélia

    ResponderExcluir
  2. Oi professor. Seu trabalho com leitura faz a diferença no aprendizado dos nossos alunos, principalmente com as histórias em quadrinhos.

    Parabéns!!!

    Mariene

    ResponderExcluir