quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cyberbullying: ensine os mais jovens a proteger-se


O que é cyberbullying?
  Cyberbullying é o ato - levado a cabo por uma pessoa ou grupo de pessoas - de, intencionalmente, fazendo uso das novas tecnologias da informação, denegrir, ameaçar, humilhar ou executar qualquer outro ato mal-intencionado dirigido a outra pessoa.
  É um comportamento inaceitável e incorreto, que não deve ser desvalorizado ou ignorado ainda que (o que, infelizmente, é frequente) seja protagonizado por jovens.


Como proteger-se

Eis alguns conselhos que poderá dar a crianças e jovens caso estes recebam mensagens ofensivas no seu telemóvel, no seu perfil numa rede social (Hi5, MySpace, Facebook, entre outros) ou quando estão a jogar online.
  Não responder a mensagens que têm como objetivo ofender ou aborrecer quem as recebe. Ao responder pode-se estar a encorajar o agressor.
  Guardar a mensagem. Embora não seja agradável, esta pode servir de prova caso o assunto assuma proporções tais que seja necessária a intervenção de entidades especializadas.
  Reportar os problemas a pessoas que possam ajudar a resolvê-los (exemplo: os administradores dos sites onde a mensagem foi recebida).
Qualquer situação ilegal deve ser denunciada às autoridades.
  Bloquear o remetente. Ninguém é obrigado a suportar alguém que só pretende aborrecer - bloquear remetentes indesejados!
  Relatar a situação a alguém de confiança. Falar com os pais, amigos ou professores é normalmente o primeiro passo para lidar com qualquer problema.
  Respeitar-se a si próprio e aos outros - estar online é bastante público e bastante real, apesar de não parecer. Cada utilizador deve conhecer os seus direitos.

Para obter informação mais detalhada sobre segurança na Internet, consultar:
- http://www.internetsegura.pt
- Segurança na internet (artigo do Júnior)

Mariene Santana - Coordenadora Pedagógica - Escola Padre Carlo Salerio

Um comentário:

  1. Oi Mariene, sua postagem foi muito significativa e contribui para a melhoria da humanização do ser humano.

    Gizélia

    ResponderExcluir