terça-feira, 3 de maio de 2011

ALUNOS LEVAM LAPTOPS DE PROJETO PARA A CASA


Os alunos do Colégio Estadual Carlo Salério de Itabuna Bahia receberam na última quarta-feira, 20/04/11 os laptops do projeto UCA para serem "futucados" em casa. A iniciativa do colégio visa promover o acesso as tecnologias no seio da família. Espera-se que não só os alunos como também os pais,avós,irmãos e tias sejam inclusos no mundo digital.
 
A direção do colégio juntamente com a coordenadora pedagógica, a equipe de apoio, assim como a coordenadora estadual da formação UCA, a professora mestra Maristela Midlej, a coordenadoa do NTE 05, Juliana Bráia, a coordenadora da Educação Básica da Direc 07 Ivone e a professora formadora do NTE 05 Gizélia Bertoldo estiveram presentes neste momento histórico para a educação pública brasileira e particularmente a baiana e a itabunense.
A coordenadora do NTE 05, Juliana Bráia, ressaltou a importância dos laptops no processo de inclusão digital para toda a família, já que um dos objetivos é que o laptop sirva a todos os seus membros, outro ponto salientado foi a resistência dos laptops, eles não são tão frágeis quanto parecem pois foram desenvolvidos especialmente para alunos, daí a necessidade de suportar alguns contratempos, não é qualquer coisa que os danificam, apesar disso é necessário cuidado devendo ser evitado comer e beber utilizando-o, não deixá-lo molhar, assim como evitar baques são cuidados essenciais, justifica a coordenadora. No seu pronunciamento pontuou sobre os problemas que podem ocorrer com os laptops e deixou claro de que o aparelho deverá ser encaminhado ao colégio e entregue ao professor para identificar o que está ocorrendo. Caso o laptop seja roubado, o responsável legal pelo estudante deve prestar queixa na polícia e entregar a cópia do Boletim de Ocorrência à direção do colégio.

A professora Maristela Midelj salientou que os professores estão tendo uma formação específica para desenvolver metodologias diferenciadas para incorporar os laptops no processo ensino e aprendizagem. Destacou que o colégio foi “privilegiado” ao ser contemplado com o Prouca, pois na Bahia apenas 10 colégios foram incorporados a este projeto do governo federal através do Ministério da Educação.

Foi lembrado ainda que não é necessário ter internet para utilizar o laptop, ou seja ,as atividades enviadas para casa serão planejadas de modo a não necessitar o uso da net, ficando esta restrita ao espaço escolar, pois já é sabido que os alunos não dispõem deste recurso em suas casas. Foi aconselhado ainda que os laptops sejam trazidos para a escola nos dias determinados pelo professor, não havendo necessidade de conduzí-lo diariamente para a sala de aula. Outro ponto importante é que o laptop caso seja roubado não poderá ser utilizado pois ele tem um sistema de segurança que impede a utilização.

O cuidado com o laptop é responsabilidade de todos: família, escola, professores, alunos e comunidade, afinal ele é resultado do pagamento dos impostos de todo cidadão brasileiro.
A equipe de formadores do prouca e a sociedade brasileira espera que toda a equipe do colégio Carlo Salério: direção, coordenação, professores, alunos e familiares se unam em prol da conservação desse recurso didático e que se engajem na melhoria de qualidade da educação do nosso país. Quanto a nós, pode contar com nosso empenho para que a formação aconteça e que todos tenham prazer na construção de novas competências de ensinar e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário