terça-feira, 23 de agosto de 2011

REPENSANDO NOSSA PRÁTICA

Quando a Aula dá Errado

Já parou para pensar em todas as vezes que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar materiais, escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula foi ministrada tudo deu errado?
A ideia é que os alunos estivessem ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos, desinteressados, ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular, brincar com algum joguinho, ouvir uma música, trocar bilhetinhos, olhar pela janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito “ocupados” para prestarem atenção na sua aula.
Mas, o que deu errado? Bem, temos de analisar qual é a estrutura de uma aula fadada ao fracasso para você conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.

Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:
01.   jamais entre na sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba que é o maior descaso com os alunos fazer isso,
02.   a aula não é para você, por isso jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique falando todo o tempo e só com termos difíceis do aluno entender,
03.   não use o tom de voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª. Turma, e você já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa vibração,
04.   jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem perguntas,
05.   não faça do livro didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele.
06.   nunca faça perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”
07.   jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder
08.   evite distribuir o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo clássico da  “decoreba”).

Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo, é quando o professor:
01.   elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno
02.   promove e estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e contextualizadas às vivências dos alunos
03.   mostra paixão e vibração em suas aulas
04.   diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino
05.   traz o mundo para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas, assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc.
06.   faz com que o conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os alunos possam assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo
07.   tem sempre um plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar
08.   mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações
09.   tem senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos
10.   por meio de todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil

Dê uma olhada no seu plano de aula de amanhã, levante a estrutura que você enquadrou essa aula, selecione os elementos que a compõem e faça os ajustes que achar necessário. 

Escola Padre Carlo Salério

Alex Fábio



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Futsal do Salerio classifica-se para os Jogos Estudantis de Itabuna!

A esperança valeu a pena! Com os resultados desta quarta-feira (10.08), a equipe de futsal da nossa escola classificou-se para os Jogos Estudantis de Itabuna. Com o final da seletiva que iniciou no dia 04 e acabou hoje, o Salerio conseguiu ficar em segundo lugar em seu grupo e garantiu a classificação!
Os Jogos Estudantis devem acontecer no mês de setembro e a partir de agora iremos intensificar os treinamentos para garantir bons resultados nos Jogos.
Parabéns aos atletas do Salerio! A primeira etapa foi vencida. Com força, garra e determinação vamos chegar ao nosso objetivo!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Seletiva de Futsal para os Jogos Estudantis de Itabuna!

Começou no dia 04 de agosto (quinta-feira) a seletiva de futsal para os Jogos Estudantis de Itabuna. O Salerio estreou na própria quinta jogando contra a AFI e sagrando-se vencedor do jogo por 5 x 2. Na segunda-feira dia 08 de agosto, o Salerio entrou em quadra novamente para jogar contra o Ciso. Infelizmente dessa vez não tivemos o mesmo sucesso do primeiro jogo: perdemos por 7 x 0. Estamos agora na expectativa dos resultados dos outros grupos para ver se vamos conseguir a classificação para os Jogos Estudantis. Até a próxima quarta-feira saberemos o resultado que será postado aqui.


Professores Rodrigo Xavier e Alexandre Oliveira

domingo, 7 de agosto de 2011

APROPRIANDO-SE DO CONHECIMENTO

 
          Alunos da Escola Padre Carlo Salerio participaram do Projeto Trabalhando o Tux Paint, com muito entusiasmo.

          Foi constatado o empenho, curiosidade e vontade de desbravar a nova ferramenta tecnológica oferecida pelo Projeto Uca.

          A interação foi intensa, os alunos interagiram e descobriram novo procedimento de aprendizagem, tendo como mediadoras do processo as professoras Maryland Silva e Maria José Diniz.

                 DESBRAVAR O DESCONHECIDO É UM ATO DE CORAGEM!

Postado pelas professoras: Maryland Silva e Maria José Diniz

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Multirão UCA 6m2

Essa turma é composta por 22 alunos, 17 do sexo masculino e 05 do sexo feminino.A faixa etária dos alunos é de 13 a 18 anos.
Mutirão do Uquinha.
Às 08h e 40 minutos, do dia 01.06.2011, os técnicos do NTE, estiveram na Escola Padre Carlo Salério, em Itabuna, para realizar o mutirão do uquinha. Gizélia e Helena se apresentaram na sala da 6m2, mas logo Gizélia foi solicitada para outra sala e Helena iniciou o trabalho, falando dos cuidados no manuseio dos aparelhos e que ele é para o uso de toda a família e propôs aos alunos que tirassem fotos da turma com os seus aparelhos,foi um momento bem descontraído. Após essas fotos, Juliana, Coordenadora do NTE,
chegando à sala, apresentou-se e falou da importância do Projeto UCA e quis saber dos alunos em que essa ferramenta vai auxiliar na vida deles. As respostas foram: fazer trabalho, ouvir música, tirar fotos, é bom para a aprendizagem,não representa nada,e no final a professora Flor falou que esse projeto tem um significado muito grande na vida desses alunos,já que a maioria deles não possui computador em casa.A coordenadora falou também para os alunos da necessidade que eles tem em utilizar de forma correta os uquinhas e que o objetivo maior desse projeto é prepara o aluno para o mercado de trabalho. Helena conseguiu filmar alguns momentos da fala de
Juliana, e no final foi mostrado para a turma. Após a fala de Juliana, Helena fez a pergunta para a turma: o que vocês gostam mais de fazer com o seu laptop?E quais os comandos para conseguir acessar?Alguns alunos deram as mesmas respostas anteriores e outros conseguiram explicar de forma simples como conseguiram. Gildson respondeu: atividade de Ciências,Walace: atividade de Educação Física, Welisson: ouvir música,outros disseram que sentem muita falta da internet.Alguns alunos não estavam conseguindo acessar vídeos e outros ajustar o som que estava muito baixo,então Helena sugeriu que os alunos que sabiam socializassem com os colegas,depois desse momento todos conseguiram.
No segundo momento foi instalada uma cartilha: Brincar, estudar e... navegar com segurança na Internet !Enquanto isso estava ocorrendo, chegou à sala representantes do Conselho Tutelar de Itabuna, falando dos cuidados no uso dos laptops, e que não usem inadequadamente,caso isso ocorra,dependendo
da idade,responderão como ato infracionário e será aplicada medida sócio educativa. Voltando ao trabalho, Helena pediu que os alunos iniciassem a leitura da Cartilha. Maria Luiza iniciou lendo sobre a segurança no uso da Internet, depois Tiago deu continuidade lendo algumas dicas de segurança. Por fim, Helena falou dos cuidados com o Ciber Bulling, que é crime e que os traumas deixados por essa violência, às vezes são irreparáveis.

Euflosina Vieira Matos