terça-feira, 29 de novembro de 2011

Trilhas

A metodologia do trabalho com trilha está vinculado à concepção de explorar percursos, itinerários que casualmente se faz cotidianamente e  perceba que nesse processo de trilha registra espaços geográficos, históricos e falas descritivas de onde o aluno percorre e que o mesmo faz de casa à escola, observamdo as instituições sociais locais como o posto de saúde, quadra de esportes, o programa PETI, as igrejas que situam-se nos percurso percorrido pela  aluna tendo como acesso uma das principais avenidas que é Pedro Jorge (asfaltada recentemente pela Prefeitura de Itabuna-Ba). Em uma simples obervação de uma rua, por exemplo, podemos elaborar trilhas virtuais que mostram os caminhos ou lugares que dão acesso de casa até a escola Padre Carlo Salério (fundada pelos missionários italianos que participaram da formação da comunidade local). Esse trajeto foi fotografado e compartilhado com os colegas interagindo com outras disciplinas como geografia, história e lingua portuguesa. Esse trabalho permitiu que os alunos percebessem a realidade, as características e os recantos da sua região de moradia.


Contudo, é de suma importância o reconhecimento do recanto que vivemos e reconhecer a relevância de atribuir o real significado dos segmentos constituidos no bairro em que habitamos.

Espaços e lugares do bairro São Pedro fotografados pelos 
                 alunos durante os trajetos.




















Projeto Trilhas postado por Professora: Maria José Leal Diniz

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ATIVIDADE: UCA Módulo IV - Projeto Escrita Coletiva

    Esse projeto surgiu do interesse de coletarmos algumas experiências e opiniões dos alunos da 8M1 sobre o Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Que experiências vivenciaram com o uso dos laptops? Que conhecimentos adquiriram e construíram? Quais as vantagens e desvantagens observaram com o uso do laptop em sala de aula?
     A partir das tentativas em realizar essa atividade de coleta das experiências e opiniões através da metodologia da Escrita Coletiva, constatamos a necessidade da construção desse projeto para aprofundarmos a temática da narrativa argumentativa, dificuldade essa observada na realização da atividade  de construção do texto pelos alunos.




Programa Mais educação

Programa Mais Educação

Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Na Escola Padre Carlo Salerio o Programa iniciou-se em 2010 atendendo 100 alunos nas oficinas de Letramento, Matemática, Teatro, Cinemania e Informática.
No dia 25 de novembro de 2011 teremos a I Mostra Cultural do Programa Mais Educação da Direc 07, na Praça Camacã – Itabuna-BA,  das 14:00 às 17:00h

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Programa Mais Educação - Slides - Escola Padre Carlo Salerio