quarta-feira, 29 de junho de 2011

PESQUISANDO NO UQUINHA

Símbolo Islãmico

Alunos da 6ªV1 e V2 no mês de Junho de 2011 estudaram de modo mais atraente o Islamismo na disciplina de História com a Professora Nádia Luiza. A intenção foi fazer com que os alunos percebam que há vários segmentos religiosos no mundo. Eles pesquisaram na internet utilizando o leptop. Pesquisaram principalmente sobre o profeta Maomé e curiosidades várias sobre o tema.
Mediante a pesquisa houve interesse e até extrapolação dos objetivos propostos para a aula de forma bem mais significativa.






Nádia Luiza é professora de História de 5ª a 8ª série no turno Vespertino da Escola Padre Carlo Salerio.

ALUNOS APRENDENDO NA PRÁTICA





No I semestre de 2011 foi realizado o projeto"Trabalhando com Rótulos" na disciplina de Língua Inglesa com os alunos de 7ª série do turno Matutino com a professora Cristiane de Freitas.
Nada mais satisfatório, gratificante e garantia de uma boa aprendizagem do que alunos aprenderem fazendo, produzindo, criando!
Durante o projeto os alunos aprenderam em inglês nomes de variados produtos comercializados em supermercados e ainda comercializaram tais produtos manuseando o dólar, comprando e passando troco!
Foi interessante e empolgante a participação dos alunos na realização de cada passo do projeto.



Professora Cristiane é professora de Língua Inglesa de 5ª a 8ª séries na Escola Padre Carlo Salerio

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cyberbullying: ensine os mais jovens a proteger-se


O que é cyberbullying?
  Cyberbullying é o ato - levado a cabo por uma pessoa ou grupo de pessoas - de, intencionalmente, fazendo uso das novas tecnologias da informação, denegrir, ameaçar, humilhar ou executar qualquer outro ato mal-intencionado dirigido a outra pessoa.
  É um comportamento inaceitável e incorreto, que não deve ser desvalorizado ou ignorado ainda que (o que, infelizmente, é frequente) seja protagonizado por jovens.


Como proteger-se

Eis alguns conselhos que poderá dar a crianças e jovens caso estes recebam mensagens ofensivas no seu telemóvel, no seu perfil numa rede social (Hi5, MySpace, Facebook, entre outros) ou quando estão a jogar online.
  Não responder a mensagens que têm como objetivo ofender ou aborrecer quem as recebe. Ao responder pode-se estar a encorajar o agressor.
  Guardar a mensagem. Embora não seja agradável, esta pode servir de prova caso o assunto assuma proporções tais que seja necessária a intervenção de entidades especializadas.
  Reportar os problemas a pessoas que possam ajudar a resolvê-los (exemplo: os administradores dos sites onde a mensagem foi recebida).
Qualquer situação ilegal deve ser denunciada às autoridades.
  Bloquear o remetente. Ninguém é obrigado a suportar alguém que só pretende aborrecer - bloquear remetentes indesejados!
  Relatar a situação a alguém de confiança. Falar com os pais, amigos ou professores é normalmente o primeiro passo para lidar com qualquer problema.
  Respeitar-se a si próprio e aos outros - estar online é bastante público e bastante real, apesar de não parecer. Cada utilizador deve conhecer os seus direitos.

Para obter informação mais detalhada sobre segurança na Internet, consultar:
- http://www.internetsegura.pt
- Segurança na internet (artigo do Júnior)

Mariene Santana - Coordenadora Pedagógica - Escola Padre Carlo Salerio

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Esporte no Salerio

Em 2011, o esporte está movimentando a Escola Padre Carlo Salerio. A equipe de futsal masculino  está treinando há algum tempo na quadra do clube AABB. Segundo o professor Rodrigo Xavier, “os meninos do futsal estão muito animados e treinando com muita vontade”! No Atletismo, os alunos realizaram nos dias 02 e 03 de junho de 2011, a seletiva para a equipe de atletismo da escola. O Professor Alexandre Oliveira está bastante empolgado: “já estamos no 4º ano de Atletismo na escola onde já conquistamos resultados significativos  e tenho certeza, que esse ano também será bastante produtivo para o esporte em nossa escola.” diz Alexandre. 
A iniciativa tem como objetivo inicial a valorização do esporte como parte do processo ensino-aprendizagem e a participação de alguns eventos esportivos escolares, como os Jogos Estudantis de Itabuna (JEI) e os Jogos Escolares da Rede Pública.
O esporte na escola tem valorizado o coletivo e o lúdico, o que mantém a motivação e abre caminhos para uma melhor aprendizagem. Além disso, possibilita a participação de todos, construindo uma maior interação entre todo o corpo escolar: Direção, Professores, funcionários e alunos, melhorando assim o convívio na nossa comunidade escolar. Vale lembrar que o Esporte no Salerio conta com o apoio total de todos os segmentos da escola.

Rodrigo Xavier e Alexandre Oliveira são professores de Educação Física da Escola Padre Carlo Salerio!


domingo, 12 de junho de 2011

Crianças e segurança na Internet


Burla, devassa da vida privada e “contos do vigário”… Estes são perigos que espreitam na Internet, mas estão presentes na vida real. Assim como não leva os seus filhos para o parque e deixa-os ficar sozinhos, deve orientá-los para sites educativos, adequados à sua idade.


A Net é uma fonte inesgotável de informação, cria oportunidades para a educação, oferece entretenimento e favorece a comunicação. É com esta mensagem que o site Seguranet (www.seguranet.min-edu.pt), criado pelo Ministério da Educação com o apoio da Comissão Europeia, sensibiliza pais, filhos e professores para uma utilização segura das tecnologias on-line.
Para prevenir situações de risco, os pais devem ajudar os filhos a navegar. Procure conhecer um pouco esta nova tecnologia e falar abertamente sobre o seu uso.
Eis algumas dicas:
  • não dar informação pessoal (nome completo, endereço de casa ou da escola, telefone ou códigos de acesso à Internet);
  • não deixar as crianças sozinhas. Ensine-as a apresentar os ciberamigos, da mesma forma que o fazem para os amigos da vida real;
  • pensar que as pessoas on-line nem sempre são o que parecem, pois podem deturpar a verdadeira identidade;
  • não marcar encontros com alguém conhecido através da Internet (num chat, por exemplo) sem os pais saberem;
  • duvidar de ofertas demasiado boas para ser verdade. Por exemplo, “envia este e-mail a 10 amigos e ganha um iPod”;
  • não abrir endereços de Internet associados a mensagens electrónicas, caso provenham de pessoas ou organizações desconhecidas. Estas ligações podem ativar vírus;
  • nas compras on-line ou em outro tipo de transação com dinheiro, o melhor é ensiná-los a pedir a sua autorização.
O importante é destacar os aspectos positivos da Net. Instalar o computador num local utilizado por todos, como a sala, por exemplo, é também um bom ponto de partida para fazer da Internet uma experiência familiar enriquecedora.


Breve mais dicas de como usar a internet com segurança. Aguardem!

Mariene Leitão- Coord. Pedagógica - Escola Padre Carlo Salerio

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PARCEIRO DO PROJETO UCA

O Programa Mais Educação do Governo Federal que funciona na Escola Padre Carlo Salerio desde outubro de 2010 desenvolve oficinas com 100 alunos, no turno oposto, como Letramento, Matemática, Cinemania, Teatro e Informática. 
Através da Oficina de Informática, o oficineiro Neto, muito querido pelos alunos, está ensinando, além de noções básicas de informática, entender e manusear o laptop do projeto UCA (Um Computador por Aluno) que a escola foi contemplada desde 2010. Os alunos aprendem sobre os recursos e programas existentes no laptop para serem usados nas atividades solicitadas pelos professores.
Uma das primeiras ações nas oficinas foi conhecer as teclas do laptop e suas funções, o que a maioria dos alunos já estavam dominando, pois são muito curiosos. Em seguida aprenderam a digitar no processador de textos Kword, criar pastas, salvar documentos, formatar textos, etc. 
São oficinas interessantes e significativas pois estão ajudando os alunos a"futucar" o laptop de forma consciente.



O laptop possui as seguintes características:
  • Tela de cristal líquido de sete polegadas;
  • Capacidade de armazenamento de 4 gigabytes;
  • 512 megabytes de memória;
  • Bateria com autonomia mínima de três horas;
  • Peso de 1,5 kg. 

Breve postaremos algumas fotos das oficinas de informática. Aguardem!!

Mariene Leitão - Coordenadora do Mais Educação