quinta-feira, 24 de março de 2011

Colégio Carlo Salério de Itabuna


Colégio Carlo Salério de Itabuna “esquenta” participação no Projeto UCA

A participação na formação não deixa dúvida que o período de desânimo já passou e agora são novos tempos, tempos quentes, de participação efetiva no projeto UCA.

Esta é a mais nova novidade que tem nos deixado entusiasmados, pois o UCA é um projeto diferenciado em que não só os equipamentos foram enviados pelo MEC, mas houve uma preocupação muito grande com a formação docente para o uso dos laptops, devido a isso, um curso de 360 horas foi formatado e todos os docentes das escolas do projeto estão tendo o privilégio de participar.

Este curso é indispensável pois ajudará o professor a utilizar o laptop com os alunos, já que a uso desta tecnologia requer também novas metodologias para o fazer pedagógico. Daí, o bom uso do laptop está associado a formação continuada tão em evidência na contemporaneidade, como também requisitada pelos profissionais da educação.

Carlo Salério, avante, vamos juntos contribuir para a melhoria da educação brasileira!

domingo, 20 de março de 2011

Relatório de Itabuna - Terceiro encontro

 Foto: Maristela Midlej



Pessoal,

Aconteceu no dia 16/03, o 3º Encontro de Formação UCA da Escola Carlo Salério no município de Itabuna, mediado pelas docentes do NTE-05, Maristela, Saionara e Gizélia. Teve como carga horária 8 horas. As atividades foram realizadas no NTE (foto em anexo), pois além da escola está terminando uma reforma, foi uma forma que encontramos de “resgatar” os professores para o curso, pois sentíamos que eles estavam muito dispersos e quase sem interação no e-Proinfo, apesar de serem todos conectados (com computadores em suas residências).
Eles passaram o dia no NTE. A diretora da escola providenciou lanches para os dois turnos e também um almoço que foi servido lá mesmo.
Pela manhã, tivemos uma conversa sobre a participação no curso e percebemos que há uma grande dificuldade com a navegação no e-Proinfo. A maioria, ou quase todos, acham o ambiente muito complexo, pois são muitas janelas que devem ser abertas ao mesmo tempo. Tiramos as dúvidas, e fizemos algumas atividades no e-Proinfo.
A tarde, houve uma oficina com os recursos do laptop, trabalhando as primeiras atividades solicitadas no módulo de Apropriação tecnológica.
Alguns professores da escola não querem fazer o curso, mas garantem que vão utilizar os laptops na sua prática docente. Esses já tem mais familiaridade com uso de tecnologias.
Já sentimos que vamos ter um grande desafio nessa escola para manter os professores no curso.
Com esse encontro formam 16 horas de atividades, restando apenas 8 horas para completar o total de horas presenciais, que serão realizadas na escola ainda esse mês.

Obs.: Para agendar esse encontro, fizemos uma reunião no NTE no dia 16/03 com a diretora da escola, pedindo a sua colaboração mais intensamente (mais, pois ela é bastante comprometida) para nos ajudar a trazer os professores para o curso e mostrar a importância desse projeto para a escola.

abs,
Maristela